Brincar com as sombras foi um ótimo exercício para desenvolver a criatividade e dar seqüência as formas geométricas. Os alunos foram testando as sombras dos objetos disponíveis e observaram que conforme o objeto era incidido pela luz, o resultado da sombra era diferente. Testamos uma lata de massa de tomate que tem a forma cilíndrica. Na projeção tornou-se retangular, porém se colocada deitada, a lata mostrou-se como um círculo. Depois das experiências e descobertas, os alunos puderam brincar e rir das figuras que foram surgindo.
As questões sobre as sombras foram postadas exatamente como os alunos responderam:
Perguntas
1)Para haver sombra,é necessário haver luz?
Sim, sem a luz as coisas não aparecem.
2)Sombra é o mesmo que escuro?
Não, sombra é um pedaço do escuro.
3)O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias?Há atividades que só são feitas no claro?E no escuro?Quais?
Sim. Só podemos brincar na rua quando está claro. Quando está escuro é hora da novela e depois dormir.
4)Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?
Chuva, ventania, terremoto, relâmpagos, temporal. Arco-íris só acontece no claro.
5)Qual a importância das sombras na natureza?Cite alguns fenômenos em que aparece essa importância.
Sombra é muito bom no verão por causa do calorão. A gente fica embaixo da sombra pra descansar e tomar água.
6)A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia?Por quê?
Não. A sombra caminha por causa do sol, então a sombra se mexe, o sol se mexe e a sombra da árvore fica mudando de lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário