20 de outubro de 2008

PROJETO CRIANÇA FELIZ



No sábado, 18 de outubro, após a Noite da Pantufa, a escola ofereceu um Super Café da manhã em homenagem ao grupo de professores e administrativos. Após o café, assistimos a uma palestra ministrada por Tânia Mara de Oliveira que é educadora, psicóloga e realiza um trabalho grandioso de divulgação através de palestras com o intuito de resgatar os valores da família que andam tão esquecidos e confusos.
O Projeto Criança Feliz é um movimento a nível nacional apoiado pela iniciativa privada, que tem como objetivo, realizar palestras GRATUITAS, de qualidade de vida e de responsabilidade social, dentro de um projeto de integração família - empresa, escola - comunidade, conscientizando e prevenindo as famílias sobre:
Alertar os participantes sobre a influência dos brinquedos perigosos, armas virtuais, algumas programações de TV e games que incentivam a violência, usados pelas crianças e adolescentes e suas graves consequências.

Quando uma criança nasce é uma página em branco e os pais são responsáveis por preencher estas páginas fornecendo bons exemplos, valores e desenvolvendo uma relação afetiva equilibrada.
Toda brincadeira é simbólica. As meninas brincam de boneca pois no futuro será mãe e dona de casa, já o menino é estimulado com armas e jogos de vídeo-game que só transmitem violência. Os brinquedos violentos induzem às psicopatologias. Pesquisas comprovam que a criminalidade começa dentro de casa, onde não há estruturação de valores(o que é certo e o que é errado).
Depois, quando não sabem mais o que fazer com seus filhos, os pais se perguntam: ONDE FOI QUE EU ERREI????
Pesquisas revelam, 90% dos pais não dedicam 1h por dia a seus filhos( dedicar tempo é interagir) Cadê a relação afetiva? Isso é muito sério! Toda criança tem um herói. A menina se baseia na figura do pai e o menino também. E os pais estão sendo verdadeiros heróis? Portanto sejam os melhores amigos do seu filho, das crianças e dos adolescentes. A louça na pia...pode esperar, a roupa na máquina também pode esperar, a novela ...mas seu filho têm "amigos" na rua que só esperam uma oportunidade para desviá-los para o caminho da violência, droga...
AMOR, RESPEITO E EDUCAÇÃO é o que está faltando em nossas famílias.
Haverá um tempo em que nós não veremos mais marquinhas de dedinhos nas vidraças, nem rabiscos nas paredes, então o momento de dar um cólo, atenção e desenvolver uma relação afetiva de qualidade é AGORA!!!

*Para conhecer melhor o Projeto Alegria-www.projetocriancafeliz.org

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Eliane, o café deve ter sido muito bom e a palestra tb. Mas, te confesso que duas coisas me chocaram:
uma psicóloga com arma na mão e qdo dizes"Quando uma criança nasce é uma página em branco .."
A primeira ela deveria estar mostrando algo para vocês e a segunda vais me responder no semestre 6.Guarda bem a questão!!Um abração
Bea