11 de abril de 2009

Necessidades Especiais







“...Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano... Para permanecer vivo,... Fazemos educação educando o medo e a coragem. Medo e coragem de ousar. Medo e coragem de romper com o velho. Medo e coragem em assumir que todos somos diferentes. Medo e coragem em construir o novo.” (Parte do texto de Madalena Freire)




INCLUSÃO ESCOLAR.



No dia 1º de abril, tivemos aula com a interdisciplina de Necessidades Especiais onde um dos assuntos tratados foi o Dossiê de inclusão em construção.

Alguns colegas deram seus testemunhos neste sentido assim como a professora também relatou alguns casos e situações.

Dentro deste contexto concluímos que a escola tem o dever de acompanhar esta evolução social. Buscar conhecer e não fugir das situações de inclusão que já fazem parte do cotidiano escolar.

O respeito às conquistas dentro de suas limitações é oque deve mover este propósito.

A professora Maurem foi feliz em dizer que este é um trabalho desafiador e que depende de nós mudarmos esta visão de que um aluno não seja apenas um número e sim um ser em desenvolvimento e capaz de fazer parte da sociedade, neste caso, a escola.

Com certeza, o desconhecido sempre nos amedronta, por isso é necessário ter conhecimento de causa e assim quebrar de uma vez por todas esse muro vergonhoso que é o preconceito!

Nenhum comentário: