7 de setembro de 2009

CURSO DE EXTENSÃO-FAPA

INCLUSÃO ESCOLAR

O principio da inclusão que busca atender a criança portadora da deficiência na escola ou na classe de ensino regular .Para que isso aconteça, é fundamental o suporte dos serviços da área de Educação Especial por meio de seus profissionais .A inclusão é um processo inacabado que aindaa precisa ser frequentemente revisado.


Sabemos que a situação atual do atendimento às necessidades escolares da criança brasileira é responsável pelos índices assustadores de repetência e evasão no ensino fundamental. Porém. quem são os excluídos? E os mais gordinhos da turma? E os magricelos, os que usam óculos?Os pobres? E assim por diante. Entretanto, no imaginário social, como na cultura escolar, a incompetência de certos alunos para enfrentar as exigências da escolaridade regular é uma realidade cruel.
Realmente a preocupação com esse tema é fato. O desejo de entender e ter condições de atender esta demanda que com certeza está aumentando a cada ano, é grande. Diante disso, estamos nos preparando. Eu, Rejane, Luciana e Jurema começamos este curso que funciona aos sábados na parte da manhã. Os assuntos abordados são os seguintes:
*As políticas de inclusão da trama problematizando concepções
*O processo de inclusão na escola regular e seus envolvidos:Panorama e concepções.
*Educação especial e resiliência.
*Alunos com discalculia: o resgate da auto imagem e auto estima através do lúdico.
*Dislexia: na vida, na escola e na clínica psicopedagógica.
*Desenvolvimento e inclusão escolar do aluno autista.
*Síndrome de Down e a inclusão: do nascimento ao mundo de trabalho.
*As primeiras construçõs da criança deficiente visual na fase ocular.
*O aluno com altas habilidades/super dotação.
*Aspectos históricos da educação especial.
Os questionamentos começam a fervilhar: Onde estavam os excluídos? Quem são de fato, os excluídos? Você já se sentiu excluído?

Nenhum comentário: