Trabalhando em dois turnos é necessário ficar de olho em tudo!
Fazendo este trabalho de "detetive", ainda que amadora, penso em minha prática escolar. Em sala de aula, uso esse termo para aguçar a curiosidade e desafiar meus pequenos. Sempre surte efeito. Eles se animam e realizam com entusiasmo suas tarefas. Outro fato que lembro é a investigação que realizei com minha aluna surdo-muda que evadiu no primeiro trimestre. Fui até a casa dela, conversei com vizinhos, fui até a casa da tia da menina, questionei a dona da casa na qual a mãe mora de aluguel e descobri alguns fatos importantes.
Na semana passada, um aluno chegou todo marcado na escola.Ao observa-lo em sala de aula o questionei e ele sem jeito, disse que havia caído de bicicleta porém ao insistir ele revelou que havia apanhado do pai com um relho. Ao comunicar a direção, o pai foi convocado a comparecer na escola. Assinou uma ata e ficou registrado que serão tomadas atitudes drásticas caso viesse a acontecer novamente.
Nós professores temos que estar atentos e ter um olhar investigativo sobre nossos alunos.
Na semana passada, um aluno chegou todo marcado na escola.Ao observa-lo em sala de aula o questionei e ele sem jeito, disse que havia caído de bicicleta porém ao insistir ele revelou que havia apanhado do pai com um relho. Ao comunicar a direção, o pai foi convocado a comparecer na escola. Assinou uma ata e ficou registrado que serão tomadas atitudes drásticas caso viesse a acontecer novamente.
Nós professores temos que estar atentos e ter um olhar investigativo sobre nossos alunos.
Um comentário:
Oí Eliane, esse papel de "detetive", de ficar atento para qualquer mudança no comportamento de nossos alunos, exige que os conheçamos.Se a grande maioria dos nossos professores tivessem esse olhar, quantas marcas seriam evitadas.
Abraços
Adriana
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