Existem seis tipos de discalculia: verbal, prognóstica, léxica, gráfica, ideognóstica e operacional. Todos os tipos são ligados ao entender matemático.
A aula foi muito interessante e esclarecedora pois é mais um transtorno, uma imaturidade das funções neurológicas.
De acordo com Belleboni (apud: GARCIA, 1998), a discalculia é uma dificuldade de aprendizagem evolutiva, que não causa lesão e que não é causada por nenhuma deficiência mental, défictis auditivos e nem pela má escolarização.
As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que está sendo pedido nos problemas propostos pela professora. Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, diminuir, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para elas entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. E isso algumas vezes é entendido pelos pais e professores como preguiça.
As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que está sendo pedido nos problemas propostos pela professora. Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, diminuir, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para elas entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. E isso algumas vezes é entendido pelos pais e professores como preguiça.
Uma maneira de amenizar esse transtorno é trabalhar com a auto-estima e a auto-imagem do aluno. O lúdico com certeza ajudará e muito no processo de adequação deste aluno com discalculia.
4 comentários:
Oi Eliane!
Este teu blog está muito legal!!!
Com muitas postagens interessantes!!:)
Gostaria de saber de um aluno que apresenta descalculia poderá superar esta dificuldade? sabes?
Abraços,
Vanessa
Amiga, estás bombando no teu blog !
Estive lendo a tua postagem e fiquei só pensando no que perdi desta aula. Depois desta não quero perder mais nenhum por "pedregulho" nos rins,rsrsrsrs.
Um grande beijo.
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