11 de outubro de 2009

ALTAS HABILIDADES

No Brasil usamos o termo ALTAS HABILIDADES para falar de criança precoce, criança prodígio, gênio e hiperativo. A imagem que fazemos dessas crianças geralmente é assim: criança usando óculos enormes e com aparência um tanto diferente. Os comentários que surgem a respeito do assunto são do tipo: "Todo gênio é meio louco" "Todo cara muito inteligente é meio esquisito" Esses comentários só retratam a falta de respeito que se tem com as diferenças. Você sabia que em cada sala de aula existem 2 a 3 alunos com altas habilidades? Sabia que no Brasil existem 2.253.729 crianças com altas habilidades? Há professores que simplismente ignoram a inteligência dos alunos e nem sabem lidar com isso. Continuam a "acreditar" que eles enquanto professores são a inteligência máxima em sala de aula. Vamos conhecer melhor:

*CRIANÇA PRECOCE: Aquela que desenvolve uma habilidade específica antes do tempo, esperado para sua idade cronológica em qualquer área.

*CRIANÇA PRODÍGIO: Aquela que tem um desempenho equivalente ao de um adulto especialista em uma área específica.

*GÊNIO: Aquelas pessoas que deram contribuições extraordinárias para a humanidade.

*HIPERATIVO: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda vida. Se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR ESSES ALUNOS?

Favorecer que a pessoa seja ela mesma, desenvolva sua singularidade, sem ter que se esforçar para ser igual aos demais alunos.

CURIOSIDADES

ALBERT HEINSTEN (1879-1955) - Começou a falar com 4 anos, aos 7 começou a ler e foi considerado mentalmente retardado.

WALT DISNEY (1901-1966) - Foi demitido pelo editor do jornal porque não era capaz de ter boas ideias.

BEETHOVEN (1770-1827) -Ouviu do professor de música que não havia esperança de chegar a ser um compositor.

CHARLES DARWIN (1809-1882) -Foi considerado um menino medíocre cujo único interesse era brincar com abelhas.

THOMAS EDISON (1847-1931) -Considerado muito tolo para aprender alguma coisa.

MUITO IMPORTANTE:

*ANTES DOS 6 ANOS NÃO É ACEITÁVEL O DIAGNÓSTICO DE HIPERATIVIDADE!

*O TESTE DE QI NÃO ANALISA TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO MUITO MENOS DETECTA AS HABILIDADES DE UMA PESSOA.


*PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO SENSATA SÃO FUNDAMENTAIS NESTE PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES.

Um comentário:

Beatriz disse...

Interessante!! Vemos que a inclusão não se dão nas duas pontas não? Por isso que vivemos uma escola fictícia, onde o aluno é o ideal e não o real, em todas as suas nuances.
Um abração
Bea