19 de janeiro de 2010

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Lembro bem , em 2006, nem se cogitava a ideia de um Laboratório de Informática nas escolas. Então chega o pead com toda força e sem medo dos desafios. Para os alunos e professores era um sonho, até que as coisas foram se organizando por parte da prefeitura e também por parte das escolas.Foi fundamental o preparo dos profissionais . Sendo nós professores e alunos da ufrgs tivemos uma cobrança maior a final de contas, éramos os pioneiros na cidade, precisávamos mostrar aquilo que sabíamos. Com a disciplina TICS começamos a nos interar da informática e a curiosidade só aumentou. Atualmente a grande novidade são os projetos de aprendizagem assim como o surgimento da web 2.0.
Os projetos de aprendizagem são inovadores , partindo do ponto que os docentes são envolvidos numa situação aberta e desestabilizadora. Os alunos são provocados em torno de um fenômeno até que investiguem e busquem respostas, entendimento sobre o objeto em estudo.
O trabalho realizado em ambientes virtuais proporciona possibilidades onde a diversidade é o foco.
Os termos Arquitetura Padagógica e web 2.0 são novidades para mim, mas após ler os textos percebo que ambos podem e devem ser trabalhados com os alunos a fim de obter uma aprendizagem prazerosa.
A arquitetura pedagógica está mais voltada para sala de aula, os alunos tem mais autonomia tornando assim a aula cheia de desafios, cor e vida.
O trabalho em ambientes virtuais com a web 2.0 abriu um novo leque de possibilidades. Ela possibilita acessar aplicações independente do sistema operacional, navegador ou hard ware usado, pode ser acessado de qualquer lugar não havendo necessidade de conhecimento técnico para utilizar.
É importante valorizar o conhecimento prévio do aluno.
Uma coisa não se discute, os professores devem estar preparados para trabalhar com Arquiteturas, Projetos e também se interar da web 2.0.
"Se não hover mudança no pensar...não haverá aprendizagem".

2 comentários:

Beatriz disse...

Eliane, fazes muito boas considerações sobre PA, uso de TIC e condições atuais nas escolas. Volto, então, a insistir. Vais poder utilizar TI no estágio? Tua escola tem lab e terás horários frequentes na semana? Sabes que a arquitetura que o curso deseja, se centra em 3 pés: uma metodologia aberta e flexível para intensificar a interação e construção conjunta de conhecimento; uma teoria cionstrutivista forte por trás e a tecnologia como suporte para a comunicaão e socialização entre as pessoas ou para apresentar trabalhos para serem criticados e o processo investigativo continuar.
Vamos conversando...
Um abração
Bea

Ni disse...

Olá, Eliane!!!

Realmente o curso proporcionou modificações na rotina da maioria de seus alunos, pois muitos sequer tinham emails.

Com certeza, essa apropriação tecnológica e, conseqüentemente, a inovação metodológica modificaram as práticas em sala de aula.

Grande abraço, Anice