8 de fevereiro de 2010

VIVENDO, ERRANDO E APRENDENDO

No meio escolar, sempre conseguimos aprender algo, seja com os pais, alunos ou com nossos próprios erros e acertos. Ao receber os alunos no início do ano letivo percebemos que temos um grande compromisso em mãos. Temos tudo para fazer com que aquelas crianças sejam trabalhadoras, críticas, atuantes em uma sociedade conformada. No entanto, oque realmente fazemos é manter uma tradição de seres não pensantes, seres imitadores e seguidores de uma cultura onde manda quem pode e obedece quem precisa. E eu pergunto: Qual é nosso papel? Qual é nossa postura enquanto professores e formadores de opiniões? Será que temos mesmo o poder de persuadir as ideias já em formação? Recebendo tudo guela abaixo, Como fomos educados? Oque tem maior valor em minha vida? Será que uma educação tradicional é o caminho para manter nosso aluno centrado e motivado? Será que uma educação aberta e democrática pode ter um efeito duradouro e positivo na vida de um estudante? No tempo de nossos avós haviam alunos "rebeldes" que não aceitavam a imposição de ordens e pensamentos? Enquanto professor estamos preparados para seguir trilhando a ordem progressiva do ensino? O importante de nossa missão é estar preparado para dar o suporte necessário aos alunos e assim não termos surpresas .

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane!

Tuas questões são, de fato, importantes, para uma maior conscientização quanto as práticas. Se estamos cientes de nossos objetivos e caminhadas tudo faz mais sentido.

Seria importante compartilhar estas respostas aqui tb!

Abraço, Anice.

Beatriz disse...

OI Eliane, o que colocas é bem importante. Lembra, no entanto, que aqui , devem estar postagens relacionadas às atividades de recuperação. Sem ser assim, não são avaliáveis.Por que não estás participando da recuperação? Tens claro que vais ter uma interdisciplina a mais no semestre, que, tealvez, te atrapalhe?
Um abraço
Bea