24 de março de 2010

REFLETINDO MINHA PRÁTICA


Dia de chuva...aproveitando o "laguinho" que se forma no pátio da escola após cada chuva trabalhamos a música do "Barquinho pequenino", dobradura entre outras atividades e após fomos para o pátio brincar na água do "laguinho". Foi um momento mágico e eles em casa ensinaram os pais e alguns até confessaram nunca terem aprendido a fazer um barquinho de papel.



A cada ano, percebo que minha prática se transforma e ganha novo sentido. Atividades que promovia para meus alunos e acreditava serem o "máximo" hoje já não passam por minha cabeça.

Meu diálogo com os pais também ganhou novo enfoque, novo discurso. Agora usando uma linguagem técnica e acessível busco mostrar aos pais que não sou uma simples professora, mas sim, tenho conhecimento e entendimento para auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

É incrível como um simples exercício de colagem já não é o mesmo de anos atrás. Agora quando planejo uma aula, penso no interesse do aluno e que pra tudo tem que ter um contexto e não somente jogar as coisas soltas. Um conteúdo, um recurso, uma técnica que seja deve estar costurada em um TODO. Não posso substimar o potencial do meu aluno, tenho sim é que proporcionar um ambiente satisfatório para que a aprendizagem e a troca de saberes se concretize.

Há um tempo atrás...minha preocupação era em mexer na decoração da sala, no tipo de trabalhinhos que faria, nas atividades de pintura e etc. Hoje meu olhar está preocupado e direcionado em construir junto com meus alunos a decoração da sala de acordo com seus interesses e escolhas, quero saber mais sobre a vida de cada um e direcionar minha aula para que se aproxime mais do seu dia-a-dia . Ao ouvi-lo consigo perceber suas expectativas e anseios.

Acredito que posso fazer a diferença na vida do meu aluno.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Que bacana Eliane! Muito importante esta reflexão que trazes, ressaltando o sentido de contextualizar as atividades e de pensar no significado disso para o aluno. Consegues pensar em que momento do curso essas questões passaram a ter importância para ti? Bjs, Maura - tutora do SI

Maria Inês disse...

Linda!
Que blog encantador...........
Me ensina fazer o meu assim, com folhas ...lindo...
A tua aula da chuva e barquinhos foi show também minha querida amiga.

Te amo.