O nício do estágio foi um grande desafio, pois depois de anos dentro de uma sala de aula, parece até que nada temos para aprender ou ensinar de diferente e que faça de fato a diferença. Pois bem, não foi nada disso. Ao iniciar o estágio, iniciou também uma grande correria alucinada por aprender a ensinar. Não posso deixar de relembrar os momentos de planejamento que foram essenciais para que todo o processo fosse de fato um sucesso.Alunos prontos para aprender de tudo, bastava que eu fizesse a proposta e o resto fluiria tranquilamente.
A proposta na qual me dediquei foi alvo dos olhares de toda a escola. Todos puderam interagir com o boneco Bruno que foi a sensação da escola. Para os alunos o boneco tinha vida própria, mostrando assim o poder que a ludicidade tem sobre os alunos. Foi impressionante o processo de construção do boneco em sala de aula, assim como a criação de seu nascimento, sua identidade,sua família. Os alunos além de construírem com tecido e encherem de jornal, foram extremamente cuidadosos na hora em que cada um tinha o direito de passar um dia inteirinho com o Bruno em suas casas. Pais e filhos tiveram mometos de aprendizado, de troca, de comprometimento com a atividade proposta. O mais interessante de tudo foi a facilidade que os alunos relatavam os acontecimentos de seus lares, sejam eles bons ou não. Conforme os alunos iam relatando os acontecimentos eu ia anotando e após fazíamos uma rodinha para colocarmos em discussão os assuntos mais polêmicos.
O grande aprendizado deste estágio foi sem dúvida o saber ouvir e respeitar os alunos. Saber que todos tem suas limitações e acima de tudo todos podem lutar e vencer para conseguir uma vida melhor.
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