29 de outubro de 2007

TEATRO NA ESCOLA



Teatro para crianças ou teatro infantil?


Terceiro sinal, pequenos olhos atentos esperam por algo a acontecer: vai começar o "teatrinho"!Ao pesquisar teatro feito para crianças esbarramos numa primeira barreira: o objeto de estudo. Teatro para crianças ou teatro infantil? Segundo dois grandes dicionários da Língua Portuguesa ,o termo infantil é sinônimo para ingênuo e tolo. Será que o teatro feito para os mais jovens merece atributos tão pejorativos? Muito pelo contrário. Ao pesquisar o teatro destinado às crianças descobrimos que este merece e deve ser feito de maneira tão responsável como um "teatro para adultos". Como afirma o mais respeitado diretor teatral da atualidade, Peter Brook:
As crianças são muito melhores e mais objetivas do que a maioria... elas não têm preconceitos, nem teorias, nem idéias fixas. Chegam querendo se envolver por inteiro no que estão vendo, mas se perderem o interesse não precisam disfarçar.
Os professores, parecem muito acomodados nas suas cadeiras, acham que tudo dá trabalho, mas se tentassem fazer um trabalho diferenciado teriam noção do que é ver o aluno realizado e sentir prazer em ir para a escola. O teatro é uma porta ampla que se abre para viajar, aprender, conhecer-se e conhecer o outro.


Um comentário:

Beatriz disse...

Querida Eliane, a experiência de teatro com teus alunos teve influência da interdisciplina de Teatro? Se teve quais foram? Vês a possibilidade de utilizar o teatro para desenvolver algumas competências novas? Que tipo de desenvolvimento esperas com o teatro na escola?
Eliane,, e os marcadores? Que tal criares um marcador "teatro"para essa postagem?
Um abraço
Bea