19 de abril de 2008

INFELIZMENTE É ASSIM...









Ensino de matemática

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,60. Dei à balconista R$
2,00 e peguei na minha bolsa 10 centavos, para evitar receber ainda mais
moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela
tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o
gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente
tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Antigamente, o raciocínio matemático era muito avançado, digo,as pessoas faziam cálculos mentalmente. Hoje , porém, a calculadora é a grande aliada e se não tiver uma por perto, fica difícil pensar.
Nós professores temos o dever de trabalhar com nossos alunos o concreto, o lógico, o raciocínio e a interpretação das histórias matemáticas começando pelo primeiro ano. Não adianta encher o aluno de exercícios sem sentido. Colocar quarenta contas para resolver e pedir que façam em vinte minutos sem questionar o professor nas dúvidas que possam surgir é realmente desumano.

Nenhum comentário: