
Esta semana, em minha turma de 2º ano, passamos por um momento diferente e que assim será até o final do ano. Um aluno se afastou das aulas por estar adoentado, então ficou por nove dias em casa e em médicos para descobrir e resolver seu problema. Acontece, que os médicos descobriram um´problema muito sério no fêmur do menino. Tratamento: usar muletas até completar nove anos. A psicóloga do garoto foi até a escola para conversar comigo e explicar os cuidados que eu deveria ter para não rejeitar o menino e o cuidado para a turma aceitá-lo com tamanha dificuldade. Ele não pode apoiar o peso do corpo no pé. Isso acarretaria uma disfunçao do osso e maiores dificuldades.
Então...como fazer para receber o aluno?
Conversei com os alunos e a recepção foi muito calorosa, todos se comprometeram em cuidar do colega. Sugeri então que a turma sugerisse um nome para as muletas. Os alunos começaram a sugerir vários nomes até que o próprio aluno com as dificuldades escolheu oque mais lhe agradou: AJUDANTES. Esse é o nome escolhido. Fiz um batismo singelo para simbolizar a importância da ajuda que ele quer queira ou não, vai ser uma coisa muito tranquila de se resolver.
Em sala de aula todos cuidam do menino e todos querem carregar as "ajudantes" pra lá e pra cá.
Um comentário:
Eliane! Gostei bastante desta tua estratégia! Envolver o grupo foi uma idéia excelente! Parabéns, gostei mesmo!
Abraço, Daiane.
Postar um comentário