25 de outubro de 2009

LENDO COM AS MÃOS


Nossas mãos são nossas amigas durante a vida inteira. Para tudo que fazemos precisamos delas. Com criatividade podemos até brincar com as mãos. Mas quando há necessidade podemos fazer muito mais. PODEMOS LER COM AS MÃOS. Este é o propósito delas quando não existe a visão.
Para os cegos, as mãos são verdadeiros olhos que se aprimoram assim como a audição que fica muito mais afinada.
Nesta segunda-feira, minha turma do 2ºano da rede municipal, estará recebendo a estagiária Bruna que permanecerá durante um mês em minha sala de aula. O incrível é que eu a alfabetizei aos sete anos de idade na escola Podalírio Inácio de Barcellos. Hoje, Bruna está com seus 21 anos e luta para atingir seus objetivos.
Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, Bruna consegue estudar muito e já está concluindo sua faculdade de pedagogia.
Os alunos e direção assim como eu, estamos curiosos para saber como será feito este estágio, já que minha ex- aluna é deficiente visual. Aos oito anos de idade sofreu uma cirurgia devido a um aneurisma cerebral que a deixou com esta sequela.
Sua mãe está sempre presente em suas atividades e como não poderia deixar de ser, esteve presente na escola com sua filha pois seria o primeiro contato com a escola nova.
Bruna me falou que escolheu esta escola por ser onde eu trabalho. Ela quer muito estagiar com meus alunos.
Antes de começar o estágio, Bruna fará junto com uma profissional da área, um "mapeamento" da escola, para que ela saiba onde fica cada ambiente, cada sala, o banheiro, o refeitório, etc.
Já conversei com meus alunos sobre a nova estagiária e fizemos uma atividade para "sentir na pele" o que é ser cego. Levei para sala de aula umas vendas feitas com e.v.a preto e vendamos os lhos logo na entrada da aula. A proposta era organizar o material em sua mesa sem enxergar nada. Alguns alunos deram um jeito de "sabotar" a brincadeira pois relataram que ficaram com medo e então tiraram a venda dos olhos. Outros ficaram nervosos e outros queriam caminhar pela sala para explorarem esse sentimento de ser cego.
Tenho certeza que será um grande aprendizado para meus alunos, eu e também para a Bruna que já manifestou seu desejo de aprender com as crianças.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, realmente é um desafio para todos da escola. Entretanto, acredite, que a Bruna não veio parar na tua turma por acaso, aliás, nada nos acontece, nos é dado, nos é permitido, nos é desafiado por acaso. Que aprendizado !
Te pergunto: será que todos os integrantes da escola terão a sensibilidade suficiente para acolher de fato esta pessoa tão especial que fará parte do nosso cotidiano por estes dias? Será? Fica aqui a minha dúvida...É muito fácil falar de inclusão, difícil é incluir verdadeiramente.
Um grande beijo e o desejo para que saibas aproveitar o máximo desta fase.

Simone disse...

Olá Eliane!
Vai ser uma experiência bem interessante para todos na escola.
A Rejane faz uma pergunta interessante. Depois relata tuas percepções aqui no blog.
Estamos começando o mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Lembra de continuar fazendo pelo menos uma postagem significativa por semana.
Um abraço, Simone - Tutora sede