Para trabalhar em sala de aula é necessário estar atenta para as oportunidades de aprendizagem que aparecem.
Em um dia normal, aula programada para realizar, de repente um pássaro cai pela janela. Os alunos ficam eufóricos para ajudar o bichinho. O que fazer? Vamos aproveitar para explorar o momento. Naquele momento a visitante que se encontrava na turma era a professora com deficiência visual Bruna. Coloquei o pássaro nas mãos dela para que ela fizesse a descrição da pequena ave. Os alunos ficaram atentos para ouvir a descrição. Depois puderam em Português colocar em prática como se faz. Utilizei para este trabalho um saco preto com vários objetos e os alunos teriam que sentir, sem olhar, então mostrar para o grupo e no caderno desenhar e descrever o objeto encontrado(sorteado).
Aproveitando que estavam todos envolvidos com o assunto ANIMAIS, preparamos um suco de uva chamado SUCO SURPRESA. Os alunos se surpreenderam mesmo quando viram dentro do panelão os bichinhos de borracha que serviram para trabalhar Matemática. Fizemos várias argumentações a respeito dos bichos encontrados e depois de saborear o delicioso suco fizemos contas matemáticas envolvendo a bicharada como por exemplo: Se um lagarto tem 4 patas. Quantas patas terão 3 lagartos e assim por diante. Ainda fizemos treino ortográfico e painel sobre os tipos de animais que poderiam rastejar, voar, andar etc.
Em outro momento ainda fizemos dobradura demonstrando que apenas com o sentido do tato podemos realizar tudo oque quisermos.
Para trabalhar com um assunto, tema é necessário usar a criatividade e abusar dos recursos disponíveis na escola e também com a bagagem de conhecimento que o aluno possui para que se torne muito interessante. Trabalhamos por 15 dias esse tema animais em virtude daquele pássaro que adentrou em sala de aula. O pássaro que foi encontrado e desencadeou todo este processo, foi libertado assim que conseguia se alimentar sozinhu. Soltamos a ave no arvoredo que existe no pátio ao lado da escola. Os alunos demonstraram apego e preocupação para com o pássaro que logo foi apelidado de Piu-Piu.
Através de uma oportunidade se consegue fazer todo um planejamento rico, duradouro e interessante para o aluno. O termômetro de uma aula é exatamente o comprometimento e dedicação do aluno. Se ele está envolvido e disposto a realizar as atividades propostas é sinal de que ele está motivado e o conteúdo lhe está sendo favorável e prezeroso.
Um comentário:
Olá, Eliane!
Muito interessante a prática que compartilhas aqui no blog! É um bom exemplo de que é possível fugir do planejamento rígido quando o interesse e motivação dos alunos por determinado assunto é visível.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário