22 de abril de 2010

O novo amigo da turma!


É incrível como um simples boneco de pano construido pelos alunos e professora ganha vida e emoção!
Foi uma semana de grandes expectativas para a turma 22.
A final, o boneco batizado pelo nome  Bruno é o novo integrante e participante da turma. Todos os dias um aluno é sorteado para levá-lo para sua casa e lá dividir com a família todas as rotinas. No outro dia é feito uma rodinha para que seja relatado como foi a estadia do pequeno visitante. Em um caderno, eu anoto todas as informações e fico sempre surpresa com a importância e ludicidade com que essa visita se transforma. Os alunos contam até oque o boneco pensava: "profe, o Bruno nem queria voltar pra aula por que gostou da minha casa"  "eu levei o Bruno pra conhecer a pracinha e todo mundo tirou foto com ele até a vizinha do armazém"  "meu pai disse que era melhor o Bruno dormir no sofá da sala porque ele é menino e eu sou menina".
Os relatos dos alunos são verdadeiros tesouros pois retratam a realidade em que vivem, além de desenvolverem o lado afetivo, humano e solidário.
Foi distribuido aos pais um tema de casa que era uma folha com várias perguntas:
Qual é o nome do meu filho?(a)
Qual sua data de aniversário?
Quem escolheu o nome do meu filho(a) Por que?
Qual a cidade em meu filho(a) nasceu?
Quando meu filho(a) nasceu se parecia com quem?
Essas,entre outras perguntas foram respondidas pelas mães e recolhidas pela professora a fim de anexar aos relatos da visitação do boneco Bruno.
As crianças querem levar  Bruno até no banheiro e na hora do lanche eles não esquecem de guardar uma mesa para o novo amigo!
Toda esta construção da identidade do Bruno assim como a construção da suas próprias identidades, o envolvimento direto das crianças com o mesmo e a capacidade e liberdade de relatar as novidades,está sendo sem dúvida, uma experiência enriquecedora e valiosa tanto para as crianças quanto para mimque sou professora desta turma.
" Quem tem muito pouco ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes."
Emilia Ferreiro

2 comentários:

Iris disse...

Olá, Eliane

Passei aqui para ver o novo visual do teu blog e para saber de tuas aprendizagens no estágio.
Achei o visual do teu espaço interessante, mas importante mesmo é este trabalho com teus meninos. A idéia de criar uma identidade para o "Bruno", ao mesmo tempo em que as crianças aprofundam o conhecimento sobre suas próprias histórias de vida foi ótima!
Abra@os

LIDIANE disse...

Querida Eliane, adoro ter amigas inteligentes como tu! Adorei o teu blog novo e o meu, hehehehe!teu trabalho tbm está muito legal!Bju Lidi