24 de abril de 2010

QUEM FAZ PARTE DA MINHA FAMÍLIA?



                                                           FAMÍLIA


No ambiente informatizado mostrei no telão aos meus alunos, algumas fotos de minha família.
Professora também tem mãe, irmãos, avó, avô enfim, professora tem família.
Ao conversar com os pequenos (7 a 14 anos ) sobre este assunto, percebo que FAMÍLIA  para eles são as pessoas que moram na mesma casa ou próximo a ela,inclusive os animais de estimação eles entendem como parte da família. No momento de desenhar sua família, lá estava o cãozinho, o passarinho e o gatinho.
A importância dos personagens que fazem parte da família é entendida pelos alunos pela permanência em que ficam em sua companhia.
Para entender melhor quem é quem na família, fiz algumas indagações:
- O que o irmão da minha mãe é meu?
- O que a mãe da minha mãe é minha?
- O que o filho do meu tio é meu?
- O que a filha da minha prima é minha?
Para complicar um pouco e fazer com que os alunos pensem um pouco mais, questionei:
- O que a filha da vizinha é minha?
- O que a vó do meu amigo é minha?
- Oque a mulher do meu pai é minha?
Acabei dando um nó na cabeça das crianças, ou melhor, na minha cabeça, pois as respostas foram as mais surpreendentes:
- A mãe da minha mãe é minha vizinha.
- O filho do meu tio é meu amigão.
- A filha da minha prima é minha prima.
- A filha da vizinha é minha irmã ( filha do pai com a vizinha)
- A vó do meu amigo é minha vó também.Toda rua chama ela de vó.
- A mulher do meu pai é minha mãe emprestada porque minha mãe tem um namorado.
Observando os relatos e opiniões, fica claro que o conceito sobre FAMÍLIA está mudado!

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Que interessante Eliane! As crianças são o máximo,não é mesmo! Talvez possamos pensar que as crianças vão constituindo aos poucos essa idéia que temos de família, mais da cultura. Afinal é tão lógico que para elas o avô do amigo seja seu avô também... isso porque também o chama de avô. Ou seja, todo mundo que é mais chegado, acaba sendo como família. Interessante isso! Renderia um outro trabalho de pesquisa. Mas o teu já está muito bom! Bjs, Maura - tutora do SI

Anônimo disse...

Nossaaa, adorei! Isso só mostra mais uma vez que somos todos uma grande familia!