16 de maio de 2010

REFLEXÃO


Tenho aprendido muito com meus alunos.
Quando fiz minha arquitetura pedagógica não pensei que fosse render tanto assunto.
Trabalhando a identidade, construimos o Bruno(boneco de pano) e apartir daí as aulas, atividades e relatos têm sido ricos em vivência, verdadeiras aulas de vida. Os alunos relatam através do Bruno suas dificuldades( moradia e alimentação) suas situações onde são ítimas de injustiça (quando a mãe bate num filho enquanto o outro é o culpado) situações também de demonstração de amor e cuidado ( quando os pais abraçam seu filho e deixam que ele durma na mesma cama com os pais já que a criança estava com medo).
Os alunos tem de 7 a 14 anos e nem a diferença faz diferença entre eles. Tudo que proponho é de cara aceito pelos alunos.
Esta semana fui no Supermercado com toda turma. Claro que o Bruno foi junto. Cada aluno levou material para anotar através da escrita ou do desenho os alimentos que julga importantes para sua saúde. 
A dona do estabelecimento se mostrou muito atenciosa e fez questão de responder as questões propostas pelas crianças. Ela contou a história do lugar e comentou que nunca foi assaltada nos 27 anos de trabalho.
Os alunos ficaram a vontade e passearam por todo o espaço a fim de anotar os alimentos que viam.
Em sala de aula conversamos sobre os produtos e alguns alunos falaram sobre a vontade de comprar tudo que viu de bom. Coisas que para mim são tão banais como um a bandeija de iogurte para alguns deles é produto de luxo.
Viver em meio das crianças é um constante aprendizado.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim, Eliane, é um constante aprendizado, com certeza! E esta atividade, como se insere no teu estágio? O que te fez planejar a ida ao super? Bjs, Maura - tutora do SI