13 de outubro de 2010

Reflexão 1º semestre

Com certeza o primeiro semestre foi o mais emocionante. Cheio de expectativas, medos, enfim. Estava iniciando minha caminhada no curso de Pedagogia à Distância pela UFRGS. Não poderia ficar de fora desta oportunidade de estudar. Acredito que é na reciclagem que se fazem novos professores. Chega de estagnação! Logo no primeiro semestre o que mais gostei foi o uso das tecnologias, da internet. Nossa! Quanta coisa que eu não sabia. Pra começar, nem o computador sabia ligar, imagina quanto ao resto. Com o passar dos dias, foi ficando mais indispensável o fator SABER MEXER NA MÁQUINA. Então, uma ajuda daqui, outra ajuda dali e fui aprendendo a utilizar a tecnologia para trabalhar com meus alunos assim como para fazer meus trabalhos. Uma coisa eu ainda não consigo até hoje: utilizar mais de dois dedos para digitar, mas isso não interfere em nada para fazer meus trabalhos. Acredito que meus indicadores vão acabar atrofiando, mas tudo bem!
Trabalhar com os blogs foi também uma ótima descoberta, principalmente quando chegavam os recadinhos de incentivo, elogio e questionamentos a respeito das postagens. Quanto ao wiki, hoje o pbworks que utilizamos desde o 1° semestre achei também uma ferramenta muito educativa. Através das diversas leituras propostas descobri que a teoria é importante para melhorar a pratica e assim entender melhor as situações do cotidiano escolar. Foi um semestre de muitas apresentações onde relatei muito sobre mim e meu trabalho. Alguns pensadores que marcaram muito no início do curso foram: Marx, Engels, Durkheim, Weber e Paulo Freire. Sem dúvida, o primeiro semestre foi fundamental e inesquecível. Também considero como base firme para ter chegado até a reta final em que me encontro.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Eliane!
que bom que estás de volta!!!
Não deixa o pensamento esfriar! continua com as postagens, ok?
Abraços,
Vanessa