26 de outubro de 2010

SEGUNDO SEMESTRE


Ah! Este segundo semestre foi muito produtivo e esclarecedor.
O crescimento que obtive nas tecnologias já era de se notar. Tudo estava ficando mais claro e as teclinhas e botões já não assustavam tanto.
Ao iniciar a interdisciplina de alfabetização me realizei. O alfabeto árabe foi algo que jamais esqueci e utilizo até hoje quando inicio o ano letivo. Os pais quando vão até a escola para saber como será o ano letivo e muitos simplesmente para conhecerem a professora ficam maravilhados e conscientes do trabalho grandioso que é a alfabetização.
Ao colocar no quadro o alfabeto árabe, os pais se transformam em alunos e não entendem nada do que está sendo proposto. Eles tentam, tentam e não conseguem decifrar o que está escrito até que eu desvendo o segredo e todos podem perceber a dificuldade e o trabalho que é feito em uma sala de aula. Alfabetizar não é BRINCAR, nem muito menos perder tempo, alfabetizar é uma grande mágica. O professor que deseja ter sucesso com sua turma deve ser um intermediário dos sonhos.
Já as interdisciplinas de História da Educação e Infâncias, serviram para meu crescimento enquanto alfabetizadora mostrando passo a passo o desenvolvimento e embasamento teórico para entender melhor meu aluno. Foi em Psicologia onde mais encontrei suporte para auxiliar os pequenos. As colocações da professora e a troca de experiências entre colegas fizeram com que minha prática fosse mais consciente e segura.
Ao estudar sobre cada fase da criança pude entender um pouco melhor sobre o meu aluno, suas atitudes e saber como lidar com este também.
Professores são como um intercâmbio entre a vida real e ludicidade. Não se aprende nem se ensina sem ter amor naquilo que se faz. Portanto temos que estar sempre buscando nos aprimorar para vencer, cativar e caminhar lado a lado com nosso aluno. 

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Eliane!
Tudo bem?
Demonstras que conseguiu colocar em práticas muitas das teorias e aprendizados adquiridos nesta etapa do Curso.Assim como, mudou tuas práticas, promovendo aos teus alunos e pais atividades e experiências inovadoras.

Valeu!
Abraços,
Vanessa