27 de outubro de 2010

TERCEIRO SEMESTRE






Neste semestre tivemos a disciplina de Artes.

Quem não gosta de Artes? Na escola é um campo vasto de descobertas, criações e a ludicidade caminha de mãos dadas.

Sempre achei que OUVIR E VER são os sentidos fundamentais do ser humano, mas poucos sabem ouvir. Quando saímos para rua nos deparamos com muitas coisas: natureza, pessoas, prédios, animais etc., porém não prestamos atenção no trajeto, nos detalhes, nas formas enfim, vivemos num mundo de correria e imediatismo. Com esta interdisciplina aprendi a observar melhor o meio em que vivo e pude passar isso para meus alunos através de atividades e exposição de Arte produzida por eles mesmos.

Fomos ao MARGS , com a turma do PEAD apresentar este mundo , ainda tão desconhecido aos alunos.

Valorizamos pouco esta disciplina nas escolas , mas tenho convicção de que este é um caminho importante para desenvolvermos alunos reflexivos e capazes de analisar o meio em que vivem.

Com as trocas feitas e os diálogos com o professor percebi ainda mais a importância de oportunizar aos alunos este mundo "artístico" que se apresenta a eles a todo momento.

No momento da visita, ficamos pensativos e curiosos ao nos deparar com tantas obras curiosas, incríveis e que provocaram momentos de íntima reflexão.

Até hoje lembro daqueles momentos em que senti tão aguçada e motivada a aprender e descobrir um novo caminho, uma nova estratégia de trabalhar com meus alunos.

Procuro levar meus alunos a conhecer diferentes "artes" , não só aquelas apresentadas em museus , mas a arte comercial , a arte indígena , a arte da natureza ,a arte abstrata.

Gosto de trabalhar com meus alunos utilizando objetos do dia a dia para transformar em arte. Um simples garfo torto pode ser chamado de arte. É o lixo que vira luxo.

Valorizo muito esta disciplina de Artes pois ela abre caminhos para a descoberta do novo, da experiência e da motivação.



Nenhum comentário: